Destaques

Anvisa vistoria Fiocruz onde será produzido IFA pra vacina de covid-19

Técnicos da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, realizam desde o início desta semana uma vistoria no Instituto Bio-Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A visita é feita para verificar as condições técnico-operacionais da área onde será produzido o IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, da vacina contra a covid-19. 
A inspeção, que deve ser concluída nesta sexta-feira, também incluí a análise de toda a documentação do processo de fabricação do insumo.
Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz possui um acordo com a Universidade de Oxford e a farmacêutica inglesa AstraZeneca para produção nacional do imunizante, usado no Brasil desde janeiro, quando as primeiras doses foram importadas da Índia.
A Fundação passou a fabricar a vacina em larga escala em março, mas com o IFA importado. O ingrediente é fundamental na formulação das doses porque traz a informação necessária para que o organismo comece a preparar suas defesas contra o vírus. 
Em nota, a instituição científica afirmou que a inspeção é um importante passo para viabilizar a produção do imunizante de forma 100% nacionalizada, a partir da transferência de tecnologia. 
Como agência reguladora, a Anvisa tem, entre suas atribuições, avaliar e aprovar o uso das vacinas no Brasil, tarefa que inclui a certificação do IFA nacional.
Além desse imunizante, o Brasil também produz, no Instituto Butantan, em São Paulo, a CoronaVac. A fabricação dessa vacina, desenvolvida pelo  laboratório chinês Sinovac, também é feita partir de insumos importados.
Ambas receberam inicialmente o aval da Anvisa para uso emergencial em meio à pandemia. Mas, em março, o imunizante Oxford/AstraZeneca obteve o registro definitivo.
*Com informações da Agência Brasil.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax