Destaques

Após TCU anular licitação de obra na BR-158, traçado é modificado para contornar terra indígena

O Tribunal de Contas da União anulou a licitação da obra de pavimentação da BR-158, no trecho que passaria dentro da Reserva Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso.
Assim, o novo traçado deve contornar a terra indígena e atender à população dos municípios de Portinópolis, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourado e Bom Jesus do Araguaia.
O plano original previa que a rodovia atravessaria em linha reta a reserva. A questão se arrasta por cerca de 10 anos.
A área do povo Xavante, está localizada nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.
Para o Coordenador do Conselho Indigenista Missionário, Gilberto Vieira, a decisão do TCU vai reduzir a pressão sobre o território Xavante.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, um novo estudo recomendou a retomada das obras, através de uma nova concessionária, com o contorno do território indígena e outro plano de investimentos.
O presidente da Comissão, deputado Helder Salomão, acompanhou a mobilização em torno do problema. Ele falou sobre o recuo no projeto original da obra.
O Dnit e o Ministério da Infraestrutura ainda não informaram qual a previsão para início da obra.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax