Esportes

Operários da Copa do Catar processam empresa dos EUA por exploração

Dezenas de operários filipinos que ajudaram a construir os estádios que sediaram a Copa do Mundo de 2022 no Catar, da Fifa, entraram com um processo nesta quinta-feira (12), alegando que a empresa de construção norte-americana Jacobs Solutions os sujeitou a condições perigosas e desumanas. 

Os quase 40 requerentes em uma ação entregue a um tribunal federal de Denver, no Colorado, disseram que Jacobs e várias subsidiárias que supervisionaram os projetos de construção forçaram os trabalhadores a viverem em alojamentos apertados e sujos e a trabalhar até 72 horas seguidas sob calor escaldante, sem água ou comida. 

Eles também alegam que não receberam todos os seus salários e que tiveram passaportes confiscados, o que os impediu de encontrar novos empregos ou voltar para às Filipinas.

A empresa Jacobs, sediada em Dallas, no Texas, não respondeu imediatamente a pedido de comentário. 

O Catar recebeu intensas críticas de grupos de direitos humanos pelo seu tratamento aos trabalhadores imigrantes que, junto com outros estrangeiros, compõem a maior parte da população do país. O escrutínio se intensificou nos anos anteriores à Copa do Mundo de 2022, quando centenas de trabalhadores morreram, segundo relatos, e milhares ficaram feridos durante os projetos de construção.

O governo do Catar tem dito que muito menos trabalhadores morreram ou ficaram feridos, e em 2020 aumentou o salário mínimo do país e o aplicou aos trabalhadores estrangeiros pela primeira vez.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Via EBC – IMG Oficial Divulgação
Conteúdo inspirado ou obtido com base em plataforma ‘.gov.br’
Verificado por RJ983 – Conteúdo marcado como ‘verificado’.
Img não armazenada em nossos servidores.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Albino S.

Acompanho e apuro informações e publico notícias de Carapicuíba e região.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax