Destaques

Ipea aponta queda no rendimento dos trabalhadores durante a pandemia

Os rendimentos efetivos dos trabalhadores caíram 2,2% no primeiro trimestre de 2021, de acordo com estudo do Ipea- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que analisa o impacto da pandemia de covid-19 sobre o mercado de trabalho.
A proporção de domicílios sem qualquer renda proveniente de trabalho também passou de 25% no primeiro trimestre de 2020 para 29,3% agora em 2021. Antes da pandemia, a média era de 23%.
Para o Instituto, os dados demonstram como está sendo lenta a recuperação do nível de ocupação, especialmente entre as famílias de renda mais baixa e os trabalhadores menos escolarizados. Além disso, o autor do levantamento, Sandro de Carvalho, assinala que a queda da população ocupada causou um considerável impacto negativo na massa salarial real habitual, que é a soma dos rendimentos de todas as pessoas ocupadas no país. No começo de 2020, essa quantia já tinha recuado 9,5% com relação ao ano anterior e agora a queda ficou em 6,7%.
O recorte regional revela que o Nordeste foi a região mais afetada pela segunda onda da pandemia, com queda de 7,05% da renda efetiva. Por outro lado, os trabalhadores do Centro-Oeste sofreram o menor impacto, com queda de 0,84%.
Ainda de acordo com o estudo, a faixa etária mais afetada pela segunda onda foi a dos jovens adultos, de 25 a 39 anos, que viram seus rendimentos encolherem 7,73%. Já entre as pessoas a partir dos 60 anos, houve crescimento de 7,06%. Neste caso, a avaliação é que o resultado positivo decorreu principalmente do fato de que mais brasileiros nessa faixa passaram a trabalhar por conta própria.
Já em relação à escolaridade, os rendimentos caíram para todas as categorias, com destaque para os trabalhadores que completaram o ensino médio, onde chegou a 8,37%.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax