Destaques

Moradores reclamam que água servida no Rio tem gosto de terra molhada

Um relatório sobre a qualidade da água servida à população da capital fluminense e de cidades da Baixada Fluminense, divulgado nesta quinta-feira (4) pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), revela que o nível de geosmina na Estação de Tratamento do Guandu está acima do limite, alterando o gosto da água, que, em alguns casos, sai das torneiras com coloração marrom. Os testes foram realizados nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro e divulgados hoje pela companhia de abastecimento.
O problema começou a aparecer no dia 19 de janeiro deste ano, com a população de vários bairros reclamando da cor escura da água e do gosto de terra molhada que persiste até agora. Apesar de relatórios da Cedae afirmarem, por várias vezes, que os resultados dos testes estavam dentro dos padrões, a população continuava a reclamar diariamente do gosto da água. O problema da geosmina já tinha aparecido no verão do ano passado, causando diversos transtornos a milhões de consumidores.
Geosmina
A geosmina é um composto orgânico produzido por micro-organismos presentes no solo, como bactérias e fungos, ou na água, como as cianobactérias. No solo, a geosmina pode ser liberada após uma chuva breve. É justamente essa liberação que está associada ao que se costuma chamar de cheiro de terra molhada. No ambiente aquático, a liberação da geosmina está associada à alteração do gosto e do odor da água, que causa desconforto para o consumo.
Os padrões estabelecidos pela Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, indicam que o nível máximo de gosto da água fique no grau 6 (fraco ou moderado). O monitoramento, no entanto, apontou grau 8 (moderado) em dezenas de bairros da cidade, conforme aponta o relatório.
Investigação
No início da semana, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro abriram investigação sobre a situação da água distribuída no estado. Os dois órgãos querem que não se considerem apenas os laudos feitos pela própria Cedae.
Após um ano, a geosmina voltou a provocar problemas para os consumidores. No dia 19 de janeiro, moradores de diversos bairros do Rio e da Baixada Fluminense voltaram a reclamar da qualidade da água, afirmando que estava com mau cheiro, gosto ruim e coloração escura.
Cedae nega
Nesta terça-feira (2), o presidente da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira, afirmou que bebe água da torneira e que sentir gosto e cheiro de terra na água depende da percepção olfativa de cada pessoa.
Oliveira enfatizou que bebia água da torneira normalmente e que não percebeu qualquer cheiro e gosto diferentes. “Eu confio plenamente nos técnicos da Cedae, na Estação de Tratamento do Guandu. Fui gerente da Estação do Guandu, sei o trabalho que se realiza lá. Para mim, na minha região, não está chegando água com gosto e odor. Vocês devem estar percebendo que algumas regiões estão reclamando e outras, não”, afirmou.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax