Destaques

Senado adia votação de MP que cria regras trabalhistas específicas durante pandemia

Sem acordo, a votação da medida provisória que cria regras especiais trabalhistas durante a pandemia do coronavírus foi adiada para a próxima semana. Senadores da oposição e até da base do governo pediram a palavra logo no início da sessão e apelaram para que a matéria fosse retirada de pauta. Caso do senador Paulo Paim, do PT.
Quem presidiu os trabalhos nesta quinta-feira não foi o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, mas o senador Weverton Rocha, do PDT. Weverton ouviu os argumentos dos colegas e concordou em adiar a votação.
O texto altera as regras trabalhistas durante a pandemia e permite a adoção do teletrabalho, a antecipação de férias e de feriados, concessão de férias coletivas e a redução de salário de até 25%.
Entre os pontos polêmicos da proposta, está o trecho que permite que débitos trabalhistas sejam pagos pelas empresas em até 5 anos. E a previsão de prorrogação da jornada de trabalho até o total de 12 horas diárias para profissionais da saúde, além da adoção de escalas de horas suplementares sem penalidade e sem acordo coletivo. E prevê ainda que acordo individual entre empregado e empregador deve se sobrepor a leis e acordos coletivos.
O relator da matéria, senador Irajá, do PSD, disse que está aberto ao diálogo para fazer mudanças na proposta.
A MP já foi aprovada pela Câmara e se não for votada até 19 de agosto, perde a validade. Editada pelo governo a proposta tem por objetivo evitar demissões durante a pandemia.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax