Destaques

Distrito Federal inicia reabertura gradual do comércio nesta segunda

A partir desta segunda-feira (29), o Distrito Federal inicia uma reabertura gradual das atividades comerciais. As restrições começaram no dia 28 de fevereiro, devido a situação de emergência da pandemia de Covid-19.
Apesar dos hospitais continuarem superlotados na capital federal nesse domingo, com 380 pessoas aguardando um leito de UTI, 97% de ocupação na rede pública e 99% nas UTIs hospitais privados, o índice de contaminação pela Covid vem caindo na capital. A taxa de transmissão no sábado foi 0,91, contra 1,35 em 6 de março.
O toque de recolher continua valendo entre 22h e 5h. Somente os serviços essenciais podem funcionar nesse horário.
Durante o dia, comércio de rua pode funcionar de 11h às 20h, e os shoppings entre 13h e 21h. Salões de beleza, entre 10h e 19h; academias e clubes recreativos, de 6h às 21h.
Já bares e restaurantes podem funcionar de 11h às 19h, com restrições de atendimento. A venda de bebida alcoólica fica proibida após 20h em todo o comércio, inclusive para entrega.
Escolas e faculdades privadas podem funcionar, readequando os espaços físicos para garantir o distanciamento entre estudantes e realizando testagem de profissionais da educação. Professores e estudantes do grupo de risco devem atuar exclusivamente à distância. A rede pública continua com as aulas presenciais suspensas.
Todos os estabelecimentos devem seguir os protocolos de segurança definidos pelo governo, garantindo 2 metros de distanciamento entre as pessoas e a utilização de equipamentos de proteção individual – como máscaras de uso obrigatório.
Integrantes dos grupos de risco, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades não podem retornar ao trabalho.
Deve ainda ser priorizando o agendamento prévio de atendimento de clientes e outros meios que evite aglomerações.
Continuam suspensos os eventos presenciais, como congressos e feiras, além de boates e casas noturnas. Cinemas e teatros podem voltar a funcionar com limite de 50% da capacidade.
Atividades religiosas como cultos e missas também devem respeitar o distanciamento. O governo ainda recomenda o uso de meios virtuais para evitar a aglomeração.
Competições e treinamentos esportivos só podem ser realizados sem público.
O descumprimento do decreto prevê multas de até R$ 20 mil, interdição e sanções administrativas e penais.
As empresas tiveram tempo de preparação para adotar as medidas, que foram publicadas no dia 19 de março.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax