Legislativo

Aprovado projeto que viabiliza novas obras em Osasco

Por Deniele Simões

A Câmara Municipal de Osasco aprovou, em dois turnos, seis projetos de iniciativa do Poder Executivo, durante as duas sessões extraordinárias realizadas nesta terça-feira (19).

Uma das propostas autoriza o município a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, com garantia da União. O texto prevê a aplicação dos recursos em programas nas áreas de educação, mobilidade urbana, saúde, gestão administrativa e esporte, em consonância com a Lei Complementar 101/2000.

Segundo o prefeito Rogério Lins (Podemos), os recursos vão garantir a implantação de novas unidades do programa Escolas do Futuro, com educação integral; a construção do Ginásio Yves Tafarello; obras de saneamento básico e prevenção de desastres naturais; melhoria do sistema viário; construção da nova sede da Câmara de Osasco; dentre outras obras.

O Plenário aprovou o texto com 17 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Os vereadores Emerson Osasco (Rede) e Juliana da AtivOz (PSOL), que votaram contra o projeto, criticaram a operação de crédito devido ao que chamaram de “juros abusivos”,

Nas justificativas do texto, Lins afirma que a modalidade é um “instrumento viável e estratégico para realizar investimentos públicos essenciais”. De acordo com ele, a ação permite a implementação dos projetos de forma mais rápida, sem comprometer as finanças do município a curto prazo.

Líder do governo na Câmara, Délbio Teruel (União Brasil) explicou que o índice de endividamento com a operação ficará dentro da margem permitida pela legislação.

PPA, LDO e Código Tributário

Os parlamentares ainda aprovaram adequações na atual Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na LDO para o exercício de 2024, no PPA (2022-2025). Segundo o Executivo, as alterações na LDO 2023 compreendem a inclusão de riscos fiscais, do risco de insolvência da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO) e da atualização da estimativa de compensação da renúncia de receita.

Já as alterações na LDO 2024 — lei aprovada em junho deste ano — advêm de estudos do novo cenário macroeconômico, do comportamento recente da receita e do redimensionamento da despesa. O Executivo também justifica que as mudanças no PPA buscam a revisão dos indicadores e metas incluídos no projeto original, como forma de aprimorar a peça e adequá-la à LDO 2023 e à LOA 2024.

Juliana da AtivOz e Emerson Osasco votaram contra os três projetos. Segundo os parlamentares, as propostas reduzem recursos para programas de saúde, educação e outras áreas prioritárias.

O projeto que altera o Código Tributário do município prevê a taxação do serviço de apostas e jogos eletrônicos na cidade, com alíquota de 2% — o que elevará a expectativa de arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS). O texto do Executivo ainda prevê mudanças no Programa de Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários (PPADT), a desburocratização dos procedimentos para a abertura de empresas na cidade, dentre outras ações.

Todas as matérias aprovadas seguirão para a sanção do Executivo.

Veja aqui a lista de todos os projetos aprovados nas Sessões Extraordinárias

MULTIMÍDIA | 75ª Sessão Ordinária ► FOTOS | VÍDEO

Aprovado projeto que viabiliza novas obras em Osasco

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax