Destaques

Estudo de vacinação em massa na Maré intensificará projeto na região

O estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para vacinação em massa de pessoas entre 18 e 34 anos com a vacina AstraZeneca e testagem em grande escala da população do conjunto de favelas da Maré, que será feito de 29 de julho a 1º de agosto, é um desdobramento de diversas ações de mobilização social implementadas na comunidade desde junho do ano passado pelo projeto Conexão Saúde-De Olho na Covid. O projeto, que é referência no combate à pandemia em territórios de favelas e oferece gratuitamente serviços de testagem, telessaúde e apoio no isolamento domiciliar a pessoas com a doença, foi fundamental para o avanço da pesquisa entre os moradores da Maré.Com a experiência Conexão Saúde, que reúne a Fiocruz, SAS Brasil, Redes da Maré, Dados do Bem, Conselho Comunitário de Manguinhos e União Rio, foram realizados mais de 27 mil testes diagnósticos, entre sorologia e PCR; 10,5 mil consultas de telessaúde, acompanhamento e apoio para o isolamento domiciliar de mais de mil famílias com pessoas que testaram positivo para covid-19 e ainda diversas ações de comunicação territorial. “O estudo [de vacinação em massa] vai tirar fotografias, mas o acompanhamento das variantes já está ocorrendo de algum modo” e, no próximo mês, será possível ter resultados, adiantou o assessor de relações interinstitucionais e médico sanitarista da Fiocruz Valcler Rangel, em entrevista à Agência Brasil.Para Rangel, a mobilização de diversos parceiros, que se envolveram desde o início no projeto, permitiu integrar a atenção básica de maneira sistêmica ao enfrentamento da pandemia na região. Segundo o médico, o impacto foi sentido no controle da pandemia com a redução de 61% da mortalidade nos primeiros 10 meses de implantação do projeto. Tudo isso, agora, vai ser reforçado com a vacinação em massa, o acompanhamento da sua efetividade na proteção dos moradores e a possibilidade de intensificar a vigilância genômica no território.A campanha usará a vacina AstraZeneca, mas há pessoas na Maré que foram vacinadas com várias outras vacinas, ressaltou Rangel. Ele disse que o projeto vai olhar como, em uma população totalmente vacinada, sobretudo na faixa acima de 18 anos, é a proteção direta das vacinas e observar, inclusive, pessoas menores de 18 anos.O estudo de vacinação em massa, que tem apoio da organização não governamental (ONG) Redes da Maré e da Secretaria Municipal de Saúde, pretende ser mais que um levantamento da efetividade direta do imunizante na proteção contra o vírus. Rangel citou, entre os objetivos da pesquisa, o monitoramento de eventos adversos, principalmente os casos mais graves; a observação de casos gerados por variantes, em especial a delta; e o acompanhamento da dinâmica da pandemia a partir da vacinação completa da população da região.O trabalho prevê o controle das pessoas que testam negativo e têm sintomas e o acompanhamento, durante seis meses, de 2 mil famílias que já se vacinaram e também das que participarão da imunização em massa, informou.
Estudo inédito
O pesquisador Fernando Bozza, que coordena o trabalho, enfatizou que um estudo como este, em uma área com dimensão populacional superior à de 96% dos municípios do país, é algo único e vai permitir um mapeamento com características singulares. “Aspectos da doença em si, como a dinâmica de transmissão do vírus no território, a vigilância de suas variantes e o acompanhamento de possíveis efeitos adversos das vacinas serão outros pontos abordados pelo estudo, para além da efetividade da vacina, que é o foco principal”, afirmou.Para a imunização em massa nos quatro dias, a prefeitura do Rio mobilizou também a subprefeitura do local, a Secretaria Municipal de Educação e as 45 escolas da Maré, para garantir a mais ampla cobertura vacinal. Estarão disponíveis 121 postos de vacinação, incluindo as sete unidades de saúde da comunidade e sedes de associações de moradores. O funcionamento será de quinta a sábado, das 8h às 17h. No domingo, o atendimento será até as 12h.Pelo menos 1,6 mil pessoas estão envolvidas, entre escribas, vacinadores e organizadores de fila. E a Secretaria Municipal de Saúde está captando muitos voluntários, principalmente profissionais de saúde, que se deslocarão de outras unidades para trabalhar nestes dias lá, disse Rangel.
Ele destacou que a campanha buscará evitar aglomerações e acrescentou: “tem que ter SUS [Sistema Único de Saúde], vacina, mobilização comunitária e ciência. Sem esses quatro elementos, a gente não conseguiria fazer isso e ter sucesso nesse grande aprendizado.”A meta é antecipar a vacinação de 31 mil pessoas. Junto com as demais faixas etárias, que já tinham recebido a vacina conforme o calendário do município, essas pessoas passam a ser monitoradas pelos grupos de pesquisa. A efetividade da vacina vai levar em consideração os critérios de idade, sexo tipo de imunizante ministrado, tempo de infecção após a vacinação, tempo até a segunda dose e ocorrência de casos graves e prevenção de óbitos.Nos dois primeiros dias, serão imunizados adultos jovens entre 18 e 34 anos e, no sábado e domingo seguintes, pessoas de outras faixas de idade ainda não vacinadas, e receberão a segunda dose os que estiverem com o calendário previsto para estes dias. Rangel mencionou ainda a preocupação com as pessoas que não estão voltando para tomar a segunda dose. A Fiocruz está avaliando qual é esse percentual. O médico apontou como fatores que levam a esse comportamento a divulgação de fake news e a falta de comunicação adequada sobre a importância da imunização completa.Embora não sejam parte do público-alvo, crianças e adolescentes também integram a pesquisa. “Queremos entender se a vacinação em massa da população adulta inibe a circulação do vírus de forma a proteger também as crianças e os adolescentes”, explicou o coordenador Bozza.“Não é qualquer lugar do mundo com uma população de 140 mil moradores de favela, que tem a capacidade de rastreamento e testagem, como a gente implementou na Maré, e a capacidade de mobilização comunitária como temos ali. Na verdade, podemos considerar que é um estudo inédito, por conta das peculiaridades que tem ali e por ser uma região urbana, de muita circulação, de muita violência e de ação da família que volta a se organizar agora. Então, a troca de informações com multipesquisadores vai ser fundamental para entendermos essa pandemia que ainda não terminou, e tem ainda muita coisa para fazer até nos livrarmos da covid”, afirmou o pesquisador da Fiocruz. Segundo ele, será criado um grande banco de dados com as informações da região.
Adesão
A mobilização para adesão dos moradores à vacinação em massa e ao estudo conduzido pela Fiocruz é liderada pela Redes da Maré, que atua há mais de 20 anos na comunidade e também tem feito a articulação de outros atores como associações de moradores, influenciadores, comunicadores populares e lideranças para informar e esclarecer os moradores da região sobre a importância das ações.Durante a campanha, mais de 500 pessoas, entre articuladores de campo e voluntários, estarão envolvidas na logística de mobilização e informação dos moradores. Para a diretora da Redes da Maré, Eliana Silva, este é um momento importante, não só de reconhecimento da potência do território e do trabalho realizado pela ONG, mas também do estabelecimento de direitos, de forma republicana, para os moradores de favelas. “A parceria com instituições de diferentes níveis é um caminho concreto para reverter os danos causados pela pandemia e para a implementação de políticas públicas que respondam aos desafios estruturais que vivenciamos no território”, completou.
A coordenadora da Redes da Maré e integrante do Comitê Gestor do projeto Conexão Saúde, Luna Arouca, considerou positiva a adesão à iniciativa, inclusive com a participação de influenciadores digitais. Para Luana, os resultados da pesquisa servirão de referência para outras comunidades. “É importante o retorno. A partir disso, a gente consegue criar outras iniciativas que passam da potência desse encontro entre moradores, organizações, instituições e poder público”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
Luna destacou que a Maré tem uma estrutura importante de atenção primária com sete unidades de saúde da família, que trabalham com ações de vigilância. O acompanhamento mostra que, em campanhas que necessitam de duas doses, como a da covid-19, há dificuldade das pessoas voltarem para a segunda dose, o que se acentua com as fake news e o medo que alguns têm da vacina. Ela disse que seria bom se, junto com a campanha de vacinação em massa, fosse feita também uma mobilização para que as pessoas que deveriam ter tomado a segunda dose voltem para finalizar a imunização.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax