Manchetes

Poesia: Osasco no poço com sorriso no rosto

Por Lívia Gouvêa – Me dizem abençoada porque poesia é o jeito mais bonito de transparecer.

Mas tudo que enxergo, penso, grito, digo e repito é sempre tão mudo e opaco quanto o mais duradouro silêncio que sou obrigada a adotar.

Obrigada porque resido numa cidade onde réu e rei, onde a juventude dita revolucionária está em constante guerra contra ela mesma, onde se escondem verdades e se promovem injustiças.

Uma cidade cujo cenário faz tempo não muda. Obrigada porque a doença do cálice se prolifera junto aos pombos, acabando com os cidadãos de boa intenção de dentro para fora. E nós tentamos lutar pelo certo e pelo justo, só que se esgotam as forças.

Esgota o bom senso, aumentam os buracos. Os buracos do nosso asfalto e os buracos da nossa razão, que enquanto move as mãos pela cidadania, é golpeada para mover os pés pelo jogo sujo.

O pior é quando nós, cidadãos, acreditamos na ordem e vemos tantos outros de nós a favor do caos. E enquanto tentamos abrir olhos alheios, acabamos fechando os nossos próprios. E falo de Osasco. Cidade que abriga pessoas que têm orgulho do título de osasquenses, mas não são permitidas a enxergar além disso.

Nos bastidores das nossas ruas, dos nossos vários shoppings, das nossas obras e tudo que nos cerca, existe uma rede de negociações que não inclui de forma integral a democracia. E a esmagadora maioria de nós está de acordo com tudo isso, porque não consegue mais discernir o viável do ridículo.

A luta está sendo enfraquecida pelo próprio povo. Registro aqui meu enorme apelo subjetivo para nos juntarmos, para a cortina nebulosa se dissipar. Vamos conversar.

“Esperar pra ver” menos para diminuirmos a chance de afundarmos Osasco no poço com sorriso no rosto.

Por Lívia Gouvêa

Publicado inicialmente no PlanetaOsasco.com

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax