Destaques

Compra de vacinas contra covid-19 deve ser analisada no Congresso

A semana no Congresso começa com restrições. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, decidiu proibir a circulação de visitantes dentro do Senado e Câmara, em razão das medidas anunciadas no Distrito Federal para combater à disseminação da covid-19.
No Senado, as atenções estarão voltadas para a  discussão da Proposta de Emenda à Constituição que pode trazer de volta o auxílio emergencial.
A votação estava prevista para a última quinta (25), mas, sem acordo, os líderes devem começar a analisar a PEC somente nesta terça-feira (2).
A principal critica à proposta é o trecho considerado polêmico que retira de estados e municípios a obrigação de destinar um percentual mínimo de investimento em educação e saúde.
Outra crítica diz que o texto condiciona a prorrogação do auxilio emergencial à aprovação de medidas de arrocho fiscal. Diante do impasse, parte dos senadores defendem votar a PEC em duas partes separadas.  Primeiro a prorrogação do auxílio emergencial e depois a questão dos ajustes fiscais.Polêmica também na Câmara em torno da proposta que muda regras da imunidade parlamentar e dificulta a prisão de deputados e senadores. Retirada de pauta, vai tramitar em uma Comissão Especial que deve ser criada ainda nesta segunda (1).
Também chamada de PEC da imunidade e apelidada de PEC da impunidade, a proposta recebeu muitas críticas.  Primeiro, porque ela tramitou de forma rápida, sem passar pela CCJ, cuja composição ainda está sendo discutida. E depois, na opinião de parte dos parlamentares,  com o país enfrentando uma da pandemia,  o plenário deveria estar discutindo temas relacionados a crise econômica e de saúde.
Além dessas duas propostas,  expectativa também da Câmara para a escolha do presidente da Comissão de Constituição e Justiça,  e ainda os andamentos dos processos no Conselho de ética.
Na Câmara e no Senado há  também votações relacionadas às vacinas contra a covid-19. Na Câmara chega o texto que  que permite à iniciativa privada comprar imunizantes, enquanto no Senado a expectativa fica por conta da proposta que dispensa de licitações para a compra de vacinas e insumos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax