Destaques

Para estimular o consumo começa a Semana Nacional do Pescado

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, mas o brasileiro ainda come pouco peixe. E para estimular o consumo dessa proteína, começou nesta quarta-feira a Semana Nacional do Pescado, que está na décima oitava edição. Apesar do nome, o evento vai se estender por toda a primeira quinzena de setembro. São debates entre especialistas sobre o setor de pesca e aquicultura, ligados à toda cadeia produtiva.
Um dos organizadores é o ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin. Ele relata que o pescado além de ser um alimento saudável, impacta na economia, com a geração de empregos, renda e riqueza para o Brasil. E cita números que demonstram o crescimento da produção de pescados no país: “Em 2014, produzimos 578 mil toneladas de peixes, enquanto em 2020, foram 802 mil toneladas, um crescimento de mais de 35%, e na produção de tilápia, hoje somos o quarto maior produtor mundial.”
Ainda segundo Altemir Gregolin, o consumo médio em 2007, no Brasil, era de seis quilos e meio por pessoa. No ano passado, a média subiu para nove quilos e meio por pessoa. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 12 quilos anuais de pescado por pessoa.
Para o presidente da ABCC, a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha, a semana do Pescado tem sido uma iniciativa vitoriosa a cada ano. Ele cita o exemplo da Carcini-cultura, que é a produção de camarão, que cresceu de 90 mil toneladas, em 2019, para 112 mil toneladas, em 2020 no país.
O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, fala sobre a importância da Semana do Pescado para o setor: ” A Semana do Pescado incentiva o consumidor a experimentar novos pescados, novas formas de preparo, a visitar os restaurantes, estimula a produção, gera emprego, gera negócios e um consumo maior.”
Entre os patrocinadores da Semana está a Abipesca, Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, com apoio da Secretaria de Aquicultura e Pesca, e do Sebrae, entre outros.
Para saber mais, basta acessar: semanadopescado.com.br.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax