Destaques

Agência interdita barragens de mineração em MT por risco de rompimento

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou hoje (24) que interditou três barragens de mineração no município de Pontes e Lacerda (MT) por risco iminente de rompimento. As barragens Campos, Berion e Elvo-1, todas da Cooperativa de Garimpeiros de Pontes e Lacerda (Compel), foram interditadas ontem após a emissão de alerta pelo Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM).
A ANM disse que obrigou a Compel a realizar obras para a redução do risco de ruptura, após alerta do SIGBM na terça-feira (21), quando as barragens Campos e Berion entraram em nível 1 de emergência.
A agência disse ainda que encaminhou equipes de Brasília e Mato Grosso imediatamente ao local. A vistoria das equipes encontrou várias anomalias, como erosões, surgências de água nos taludes, trincas, abatimentos e borda livre deficiente.
“Na Barragem Campos, o que mais chamou atenção e mereceu ação imediata foi uma linha de saturação no talude de jusante, que se estendia por cerca de 180 metros. A anomalia, se não tratada, fatalmente resultaria em rompimento da estrutura”, disse o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.

Vista aérea da barragem Campos, em Mato Grosso – Divulgação/ANM

De acordo com a agência, durante a vistoria de emergência, a Barragem Elvo-1 também apresentou anomalias significativas, que elevaram a classificação da categoria de risco da barragem para alta. Nas barragens Berion e Elvo-1 foram identificadas trincas profundas e erosões nos taludes de jusante, sendo que na Berion não havia borda livre operacional adequada.
“Como medida mitigadora, a ANM exigiu ainda que fossem instaladas imediatamente bombas de alta performance, para reduzir o nível de efluentes do reservatório, e que fossem realizadas obras de reforço e adequação técnica de drenagem da estrutura, sob supervisão do responsável técnico habilitado. Adicionalmente, como medida preventiva, foi interditada também uma frente lavra do empreendimento mineiro, situada imediatamente a jusante da barragem Campos”, informou a agência.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax