Destaques

18 de maio: Dia combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

Dia 18 de maio é dedicado à conscientização do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data é em memória da menina Araceli Crespo, morta em 1973, aos oito anos, vítima de violência.
Os dados mais recentes do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, apontam que no estado, 59% das vítimas de violência sexual são crianças ou adolescentes. Sendo mais da metade dos crimes praticados por parentes.
A psicóloga Jéssica Parmanhari, especialista em comportamento, avalia que o perfil do abusador é, em geral, de uma pessoa manipuladora, capaz de mascarar sentimentos e ações.
Na capital fluminense, dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que só este ano, de janeiro até o dia 2 de maio, já foram notificados 410 casos de violência contra crianças. Em 2020, foram 1.494 notificações de violência contra crianças entre zero e nove anos. Mais de 50% das vítimas são meninas pretas.
Jéssica Parmanhari diz que o desenvolvimento de traumas são comuns às vítimas. E ressalta a importância do 18 de maio, do acolhimento e do respeito aos sentimentos, à fala e também ao silêncio das vítimas.
Nos dias 24 e 31 de maio, às 19h da noite, a Secretaria Especial da Juventude, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, vai promover lives sobre  o enfrentamento às Violências Contra Crianças, Adolescentes e Jovens na cidade do Rio de Janeiro. As apresentações podem ser acompanhadas pelo Facebook, na página oficial do CMDCA Rio.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax