Destaques

MP que prevê privatização da Eletrobras é sancionada com vetos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Medida Provisória que prevê a privatização da Eletrobras, por meio da capitalização da estatal. Foi durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, nessa terça-feira.
A Eletrobras é uma empresa pública, de economia mista, e a maior energética de toda a América Latina. A nova lei reduz a participação da União no controle da estatal e pulveriza o controle acionário, como destacou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Foram 14 vetos. Entre eles, o reaproveitamento de funcionários que forem demitidos sem justa causa, após a privatização. O texto aprovado no Congresso Nacional previa que esses funcionários fossem para outros órgãos, por, pelo menos, um anos após a privatização. Ao derrubar essa possibilidade, o presidente argumentou que a medida violaria “o princípio do concurso público” e provocaria “aumento nas despesas”.
Outro ponto vetado foi o que previa desconto para que empregados da Eletrobras pudessem comprar ações da companhia. Bolsonaro argumentou que isso contraria o interesse público.
Por lei, o Congresso Nacional tem até 30 dias para analisar e decidir se mantém ou derruba os vetos presidenciais.
O diretor do Coletivo Nacional dos Eletricitários, Tiago Bitencourt Vergara, criticou a privatização e anunciou que a categoria vai recorrer ao Congresso e à Justiça.
Na avaliação do governo federal, a privatização da estatal vai trazer investimentos para o setor elétrico e gerar emprego e renda para o país. A expectativa do governo é que cerca de R$ 28 bilhões sejam destinados para reduzir a conta de luz dos consumidores.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou que a privatização dará à Eletrobras capacidade de investimento.
A Medida Provisória foi aprovada em junho na Câmara dos Deputados, mas com resistência da oposição. Os parlamentares adiantaram que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal, para barrar a venda da Eletrobras.
*Com colaboração de Sayonara Moreno

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax