Destaques

Bolsonaro e Trump assinam acordo para projetos de pesquisa e desenvolvimento na área militar

A agenda do presidente Jair Bolsonaro começou cedo neste domingo (8) com uma visita às instalações militares do Comando Sul, que é uma unidade das Forças Armadas dos Estados Unidos que faz a de segurança na América Central e do Sul.

Após a visita, foi assinado um acordo para projetos de pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação, que vai abrir caminho para que os dois governos desenvolvam projetos conjuntos que possam aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares.

O acordo foi assinado pelo presidente Bolsonaro e o comandante do comando sul dos Estados Unidos.

O acordo assinado pode, segundo o governo, ampliar o acesso da Base Industrial de Defesa ao mercado americano, e também a formalização de outros pactos no setor de Defesa, reduzindo processos burocráticos no comércio de produtos do segmento entre Brasil e Estados Unidos.

E ontem (7), logo depois de chegar aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro participou de um jantar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro foi realizado num hotel de propriedade do presidente americano, em Palm Beach.

Ao final do jantar, os dois presidentes publicaram declaração conjunta reafirmando a aliança estratégica entre Brasil e Estados Unidos, aprofundando a parceria, com foco na prosperidade econômica, no fortalecimento da democracia e na promoção da paz e segurança.

Bolsonaro e Trump reiteraram apoio à democracia na região, com destaque ao apoio ao presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, e o esforço para restaurar a ordem constitucional na Venezuela. Os dois líderes também discutiram o apoio aos esforços da Bolívia para a realização de eleições livres e justas.

Na nota conjunta, Bolsonaro e Trump reiteraram seu compromisso com a paz e a prosperidade no Oriente Médio.

Na parte econômica, os dois presidentes destacaram os benefícios da ampliação das relações econômicas bilaterais. A ideia é debater um pacote bilateral de comércio para este ano, para intensificar a parceria econômica entre Brasil e Estados Unidos.

O presidente Trump reiterou o apoio dos Estados Unidos ao início do processo de adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), sugerindo, inclusive, que os parceiros na OCDE possam contribuir.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax