Destaques

Risco de covid-19 no estado do Rio caiu no fim de 2020, aponta mapa

Na última semana epidemiológica antes da virada de ano, o cenário da pandemia no estado do Rio de Janeiro apresentou uma melhora. De acordo com a 14ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada hoje (22), a situação saiu da bandeira vermelha (alto risco) direto para a bandeira amarela (baixo risco), sem passar pela bandeira laranja (risco moderado).
O levantamento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A nova edição compara a 52ª semana epidemiológica, compreendida entre 20 e 26 de dezembro, com a 50ª semana, que vai de 6 a 12 de dezembro. Na avaliação por região, a situação da Região Metropolitana I, que inclui a capital, não se alterou e foi a única a figurar na bandeira vermelha.
Também não houve mudanças Região Metropolitana II, que inclui Niterói, São Gonçalo e cidades vizinhas. Ela se manteve na bandeira amarela. Já a Região Serrana foi a única a registrar piora do cenário, saindo da bandeira amarela para a laranja. As outras seis regiões experimentaram uma melhora.

O levantamento também mostra redução no número de óbitos e internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). As mortes caíram 6,11% na comparação entre as duas semanas epidemiológicas. Já as internações tiveram queda de 31,4%.
A SRAG é uma complicação respiratória associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas. Segundo boletins divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 97% dos quadros de SRAG diagnosticados no país em 2020 estão associados à covid-19.

Risco de covid-19 no estado do Rio caiu no fim de 2020, aponta mapa. – Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde RJ

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax