Destaques

Forças federais retornam ao Pará para garantir segurança de indígenas

Forças federais de segurança retornaram ao município de Jacareacanga, no Pará, para conter ataques de garimpeiros ilegais a aldeias do povo Munduruku. A determinação é da Justiça Federal que, no sábado (29), deu prazo de 24 horas para que a União mantenha o efetivo armado na cidade e garanta a segurança dos indígenas e de outros moradores do município.
A determinação é uma resposta ao Ministério Público do Pará. Segundo o MPF, há uma semana, os ataques dos garimpeiros se intensificaram após início da operação “Mundurukânia”, pela Polícia Federal e pelo Ibama, para reprimir garimpos clandestinos.
Diversos indígenas estão ameaçados e a casa de uma liderança contrária ao garimpo foi incendiada. Houve também ataques criminosos na área urbana, bloqueio de estradas e tentativa de invasão da base da operação policial.
De acordo com a decisão do juiz Ilan Presser, as forças de segurança devem impedir atos criminosos e novas invasões das Terras Indígenas Munduruku e Sai Cinza.
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Força Nacional já está na região em cumprimento à decisão judicial. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax