Destaques

Rio de Janeiro adere a consórcio de municípios para compra de vacinas

O prefeito Eduardo Paes sancionou, nesta sexta-feira (19), o projeto de lei que autoriza o Rio de Janeiro a aderir ao protocolo de intenções do consórcio de municípios, formado para compra de vacinas contra a Covid-19.
De autoria do vereador Lindbergh Farias, do PT, o texto afirma que, havendo oferta insuficiente de doses pela União, fica o Poder Executivo municipal autorizado a adquirir imunizantes, desde que aprovados pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O processo de adesão ao consórcio teve início nos primeiros dias de março, quando Paes anunciou ter assinado o documento de manifestação preliminar de interesse.
De acordo com a Frente Nacional de Prefeitos, que lidera o movimento para aquisição dos insumos, mais de 2,5 mil cidades já demonstraram disposição em participar da iniciativa.
A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.
Nos planos da Frente Nacional de Prefeitos, a primeira opção é utilizar verba do governo federal, mas outras possibilidades têm sido discutidas, como a transferência de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo a compra via cota dos municípios.
O projeto de lei sancionado pela Câmara de Vereadores é o primeiro passo para formalização do consórcio, prevista para acontecer até o dia 22 deste mês.
Em outra frente de combate à pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio anunciou, também nesta sexta-feira, uma licitação para comprar mais kits de diagnóstico da Covid-19. A compra está orçada em 12,8 milhões.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax