Executivo

Empossados membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para o biênio 2023-2025

Juliana Oliveira
Caio Henrique

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, assinou na segunda-feira, 11/09, na sala de reuniões de seu gabinete, o termo de posse das integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para o biênio 2023-2025. Acompanharam a solenidade, os secretários Sérgio Di Nizo (Governo), José Carlos Vido (Assistência Social) e Cláudio Monteiro (Administração), além dos vereadores Elsa Oliveira e Laércio Mendonça.

Em abril de 2023 foi sancionado pelo prefeito Rogério Lins projeto de lei que reestruturou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Osasco, órgão colegiado, consultivo e deliberativo, que passou a ser vinculado à Secretaria Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade – SEMUD, com o objetivo de acompanhar, fiscalizar, reivindicar, apoiar e propor políticas relativas aos direitos das mulheres e diversidade sexual com recorte de gênero feminino.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é o espaço permanente de debates, formulação, integração e cooperação entre os vários setores organizados da sociedade e a administração municipal que visa formular, propor e avaliar diretrizes de ações governamentais voltadas à elaboração e execução de políticas públicas municipais de promoção da igualdade entre mulheres e homens, da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres; atuar no controle social de políticas públicas e serviços voltados às mulheres e diversidade e à promoção da igualdade de gênero; estimular a participação das mulheres nos organismos públicos e em outros espaços de participação e controle social; além de fiscalizar, estimular e acompanhar a intersetorialidade e a transversalidade das políticas públicas municipais, de forma a contemplarem e respeitarem a perspectiva de gênero e orientação sexual em sua concepção e execução.

A presidente do Conselho, Carol Cerqueira, falou sobre a alegria de ver todas as integrantes participando da solenidade de posse. “Esse é um momento muito especial, de união. É uma grande felicidade ver cada Secretaria Municipal representada por vocês. Saber o quanto estamos avançando para que as mulheres tenham segurança de viver com qualidade e oportunidades. Precisamos construir políticas públicas de qualidade”, disse.

Durante a assinatura do termo de posse, o prefeito Rogério Lins falou sobre a importância do Conselho e destacou os diversos desafios enfrentados diariamente pelas mulheres. “Uma mulher se transforma em várias mulheres no mesmo dia, é mãe, esposa, amiga, filha, irmã, é a que trabalha, enfim ela se divide em várias tarefas e eu tenho certeza que, se os homens tivessem que executar tantas funções, certamente, eu acho, que a família não teria mais do que um filho. A gente reconhece o carinho, o protagonismo e a força da mulher. Da nossa parte, vamos investir em políticas públicas para garantir direitos”.

Lins salientou que atualmente 75% do quadro de servidores municipais de Osasco é formado por mulheres. “Temos um orgulho enorme de ter muito mais mulheres trabalhando conosco. Nada mais justo do que a gente ter essas protagonistas ocupando os seus espaços para irem muito mais longe. Essa é a nossa missão. Que mais mulheres participem da vida pública de Osasco”.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax