Destaques

Prefeitos estudam como exigir comprovante de vacina em áreas coletivas

Conforme a vacinação contra covid-19 avança pelo país, os gestores públicos já planejam o próximo passo. A pesquisa semanal da CNM, Confederação Nacional dos Municípios, ouviu 1.896 prefeitos, de segunda a quinta-feira. E mostrou que 1.046 deles, que representam 55% do total, são favoráveis à cobrança do comprovante de vacinação para autorizar a circulação de pessoas em locais de uso coletivo, como estádios, supermercados e shoppings.
O consultor da área de Estudos Técnicos da CNM, Eduardo Stranz, afirmou que algumas cidades já começaram a discutir modelos. A ideia é ter um passaporte unificado para ter mais segurança na retomada das atividades.
A pesquisa mostrou que os municípios mantiveram a tendência de redução dos números de novos casos e de mortes por causa da covid-19. Em 31,5% das cidades, os novos casos semanais se mantiveram estáveis; em outros 31% reduziram; em 16% aumentaram; e, em 14% dos municípios, não ocorreu nenhum registro de novo caso da doença esta semana.
Já as mortes reduziram em 10% dos municípios; ficaram estáveis em 16%; aumentaram em 6% das cidades. E em pouco mais de 60% não houve morte causada pela covid-19 de segunda a quinta-feira.
Quando o assunto é vacinação, dos quase 1.900 municípios ouvidos na pesquisa da CNM, mais de 1.089 informaram que já começaram a vacinar a faixa etária de 18 a 24 anos. Eles representam 57% do total.
Para o consultor da CNM Eduardo Stranz, a aceleração da vacinação está relacionada com as quedas de morte e de contágio pelo coronavírus.
Sobre a variante delta, 85% dos prefeitos ouvidos pela CNM disseram não ter identificado essa forma do coronavírus e 5,7% informaram que registraram casos dessa variante mais contagiosa. Entre os motivos dessa baixa quantidade de notificações da delta estão a necessidade do sequenciamento genético do vírus, que é um teste caro e complexo, e a vacinação, já que os imunizantes usados no país já se mostraram eficazes para conter o avanço dessa variante.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax