Destaques

Quatro comunidades do Rio têm letalidade por Covid-19 menor que 1%, aponta pesquisa

A taxa de letalidade – número de mortos em relação ao total de infectados – da Covid-19, em quatro comunidades do município do Rio de Janeiro, está abaixo de 1%. Rocinha, Maré, Cidade de Deus e  Rio das Pedras têm percentuais entre 0,4% e 0,2%. É o que aponta o resultado da primeira etapa de pesquisa sobre a doença feita pela Prefeitura, com a colaboração do Ibope, para identificar incidência e letalidade da Covid-19 em comunidades cariocas. O trabalho analisou 3.210 coletas de testes rápidos feitos em moradores de seis regiões: Rocinha, Maré, Cidade de Deus, Rio das Pedras, Realengo e Campo Grande. 
O levantamento apontou que o maior percentual de casos positivos nas seis regiões pesquisadas ocorreu na Cidade de Deus, que fica na zona oeste, com  28%. O menor ocorreu, em Campo Grande, também na zona oeste, com  5%.  Campo Grande, no entanto, têm a maior taxa de letalidade, de 1,8%; e Realengo, vem na sequência com 1,2%.

A pesquisa também apontou que o percentual de casos positivos, mas sem sintomas, foi mais alto entre os idosos. A incidência foi de 67% na faixa dos 80 a 89 anos. Esse percentual foi de 50% entre os adultos de 30 a 39 anos e de 45% entre os com idades de 40 a 49 anos.

Em coletiva, nesta segunda-feira (22), o prefeito Marcelo Crivella destacou que os dados de incidência e letalidade da Covid-19 no município  são compatíveis com os de outras cidades do mundo:

“Essa notícia é muito importante porque havia uma fake news de que no estado do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, o índice de mortalidade era maior em outros locais. Mas não. É exatamente próximo ao universal”, explicou.

O levantamento foi feito com pessoas de 18 anos ou mais, residentes na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa é dividida em cinco fases e, segundo a Prefeitura, nas próximas etapas,  será possível acompanhar a velocidade de expansão do número de contaminados.

A segunda  etapa vai começar no próximo dia 1º de julho, nos mesmos locais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax