Destaques

Polícia Civil do DF prende quadrilha acusada de aplicar “golpe do protesto”

Uma quadrilha acusada de aplicar o chamado “golpe do protesto” foi presa nesta quarta-feira pela Polícia Civil do Distrito Federal. O grupo teria enganado, pelo menos, 81 pessoas aqui no DF, mas atuava também em Goiás e Mato Grosso do Sul.

O esquema, que funcionava desde 2014, era assim: eles fingiam que eram funcionários de cartórios e ligavam para vítimas que tinha algum título que estava protestado ou em fase de protesto. Na conversa, convenciam a pessoa a depositar o dinheiro na conta de um suposto tabelião. O argumento era o de que a dívida seria quitada e que o nome da pessoa ou da empresa dela não seriam incluídos em cadastros de inadimplentes.

Áudios divulgados pela Polícia Civil mostram como o grupo agia.

A partir dessa conversa, era combinada uma forma de o pagamento ser feito. Durante as investigações, inclusive, uma das vítimas percebeu que se tratava de um golpe.

Nessa operação foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, em São Paulo. A estimativa é de que o grupo tenha causado um prejuízo de R$ 4 milhões às vítimas.

Já em outra operação, a Polícia Civil mirou em duas empresas que teriam fraudado licitações. As empresas fornecem alimentos para hospitais públicos, presídios e restaurantes comunitários em vários estados.

Elas burlavam a concorrência pública para que alguma das empresas vencesse e, com isso, fosse contratada para o serviço. As investigações mostram que houve, inclusive o uso de robôs – softwares específicos para dar lances automáticos nos pregões – em uma das licitações no Distrito Federal.

Foram cumpridos 27 mandados em Brasília, em quatro cidades de Goiás e em três cidades de São Paulo. Os acusados podem responder por crimes como corrupção e organização criminosa.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax