Destaques

Artesãos do RJ usam criatividade e redes sociais para vender durante a pandemia

Conhecido pela criatividade em todo o mundo, o brasileiro tem se superado na hora de garantir o sustento durante a pandemia. No Rio de Janeiro, com a prorrogação do isolamento pela prefeitura da capital, para até o fim do mês, por medida preventiva ao contágio do novo coronavírus, artesãos se reinventaram e criaram saídas para continuar vendendo as peças que produzem: usando as redes sociais e entregando em domicílio.

Um exemplo é o Circuito Rio Ecosol. Criado em 2014 para comercializar a produção da economia solidária nas praças da cidade,  o Circuito Rio Ecosol, é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro que está presente em 10 bairros e tem cerca de 200 artesãos e microempreendedores, a maioria mulheres. Uma delas é Diana Soares, que além de costureira, faz trabalhos de pintura em tecido. Ela conta como tem lidado com a queda de demanda durante a pandemia.

Moda, decoração e artesanato, arte popular e trabalhos manuais exclusivos são criados pelos artesãos e empreendedoras da economia solidária do Rio. São micro e pequenos empreendedores locais que, através da cooperação e da solidariedade, se organizam para levar seus produtos para o mercado. Para a artesã Leninha Ferreira, a união é a palavra de ordem  para driblar a crise.

As feiras de artesanato e de produtores orgânicos acontecem mensalmente, com o apoio da Prefeitura, nos bairros das zonas sul, oeste e norte da cidade. Além de conceder o espaço público para realização de feiras e divulgação, a prefeitura faz um trabalho permanente para a troca de experiências e capacidades entre os membros associados.

Para encontrar as peças dos artesãos, basta entrar no Facebook, digitar Ecosol no mecanismo de busca da rede social e entrar em contato com os artesãos pelos perfis, ou através dos contatos divulgados pelos mesmos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax