Destaques

Carateca Vinícius Figueira perde garantia de vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Imagina ficar o ano inteiro estudando para passar no vestibular e conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Só que, depois de confirmar sua matrícula e comemorar a vitória, a instituição de ensino diz que você ainda precisa passar por mais uma fase de avaliação, podendo ser excluído de sua iniciação na vida acadêmica.

Agora, imagina se o vestibular fosse aplicado apenas de 4 em 4 anos. Imaginou? O carateca Vinícius Figueira está passando por uma situação parecida.

No dia 18 de março de 2020, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou que a Federação Internacional de Karatê (WKF) oficializou a vaga do atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.  Só que na nessa segunda-feira (20), a mesma WKF revisou o sistema classificatório para a Olimpíada. Desta forma, Vinícius Figueira não está mais assegurado na competição.

Em março de 2020, a WKF cancelou as duas últimas etapas do circuito mundial, de Madri (Espanha) e Rabat (Marrocos) devido à pandemia do coronavírus.

Os torneios contavam pontos para o ranking olímpico. Com o cancelamento, o ranking mundial foi fechado e o brasileiro garantiu a vaga em Tóquio. A confirmação foi comemorada pelo atleta e também pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

Porém, a WKF quer que as duas etapas sejam disputadas em 2021 para aí sim finalizar o ciclo olímpico.

Primeiro carateca a garantir a vaga em Tóquio, Vinícius agora terá que lutar novamente para conquistar seu lugar no Japão. A notícia surpreendeu e decepcionou o brasileiro.

Em entrevista ao repórter da TV Brasil, Juliano Justo, ele desabafou.

“Ninguém entrou em contato comigo, fiquei sabendo no mesmo momento que vocês, na publicação do documento. A meu ver isso não ta certo, não pode uma confederação publicar os atletas classificados, divulgarem isso. Teve contato até do chefe da comissão de atletas para depor sobre o sentimento de ter classificado para os Jogos Olímpicos para depois esse sentimento ser retirado. Isso não pode estar certo, envolve muitas coisas, tanto as instituições que eu represento, o país que eu represento. A vaga não é minha, a vaga é do país então não pode estar certo isso”.

No caratê, os quatro melhores colocados do ranking olímpico se classificam. Em Tóquio, as categorias até 67kg e até 60kg se juntaram, deixando apenas 2 vagas para cada uma.

Vinícius era o segundo colocado da categoria até 67 quilos. Ele disputava a classificação diretamente com o egípcio Ali Elsawy. Apesar de uma vantagem de 320 pontos sobre o oponente, o brasileiro não tem a vaga garantida. Além disso, vive com o constrangimento da situação

“Fora a vergonha que a gente sente. É um misto de raiva, injustiça. Até ontem eu estava classificado para os Jogos Olímpicos e agora não estou mais? A CBK vai estudar o caso e se posicionar”.

A Confederação Brasileira de Karatê emitiu uma nota dizendo ter sido surpreendida pela decisão, pois já havia classificado Vinícius na categoria kumite -67kg.

A CBK informou que está estudando o caso para tomar as devidas providências junto aos órgãos superiores a fim de garantir a vaga do atleta brasileiro.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax