Destaques

Nova espécie de macaco, o zogue-zogue do Parecis, é descoberta na Amazônia

Uma nova espécie de macaco acaba de ser descoberta na Amazônia. Apelidado carinhosamente de “zogue-zogue dos Parecis”, o primata foi encontrado na região da Chapada dos Parecis, que fica entre os estados de Mato Grosso e Rondônia.
A descoberta foi publicada recentemente em forma de artigo na revista Primate Conservation, um dos principais periódicos de pesquisas sobre conservação de primatas do mundo.
O texto é de autoria de Almério Câmara Gusmão, pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso. Além dele, o estudo contou com a contribuição de quinze pesquisadores de nove instituições nacionais e estrangeiras.
O cientista explica que o macaco é do gênero Plecturocebus. As primeiras populações do novo animal foram encontradas em 2011 nos municípios rondonienses de Pimenta Bueno e Vilhena.
Ele conta que o que mais chamou a atenção dos pesquisadores foram as cores do bicho, que são muito diferentes da pelagem branca típica dos outros tipos de Plecturocebus já conhecidos. Durante o processo de investigação, foram mais de 50 variáveis investigadas.
Gusmão ainda explica que o macaco zogue-zogue corre risco de extinção, porque a espécie vive em áreas com altos índices de desmatamento.
Agora, os pesquisadores esperam que a espécie Plecturocebus parecis seja incluída na lista de animais quase ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza.
A organização reúne dados com graus de ameaça das espécies no mundo e elabora planos para manter a conservação dos bichos.

*Estagiária sob supervisão de Ariane Póvoa

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax