Destaques

Rio de Janeiro divulga calendário unificado de vacinação contra covid

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro divulgou a primeira versão do calendário unificado de vacinação que deve valer para todos os municípios. O cronograma, divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (26), já traz uma previsão de imunização por idade, sem pré-requisitos, que deve começar ainda em junho, junto com a vacinação dos grupos prioritários.
No próximo mês todas as prefeituras devem encerrar a imunização de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, além das gestantes e puérperas com comorbidades. Além disso devem ser vacinadas todas as pessoas em situação de rua, os funcionários do Sistema Penal e a população privada de liberdade, e os trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.
Mas ainda no mês de junho, as cidades do Rio devem começar a imunização dos fluminenses em geral com idades entre 55 e 59 anos. Para que ambos os públicos possam ser atendidos, a Secretaria estipulou uma reserva de 20% das vacinas para os grupos prioritários e 80% para o restante.
O calendário previsto segue com a vacinação daqueles com idades de 45 a 54 anos em julho, 35 a 44 anos em agosto, 25 a 34 em setembro, e por fim, 18 a 24 anos em outubro. Dentro de cada mês, as faixas etárias deverão ser vacinadas em ordem decrescente, ou seja, os mais velhos primeiro.
O calendário unificado estadual é semelhante ao que já foi divulgado pela Prefeitura da capital. De acordo com a publicação da Secretaria, mesmo considerando que as vacinas vêm sendo distribuídas de forma gradativa e sem regularidade, é preciso uniformizar a vacinação dentro do Estado do Rio de Janeiro, para garantir a proteção da população com maior risco de adoecimento e evitar a evolução para formas graves da doença.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax