Destaques

Com isolamento social, volume de lixo das residências pode ter aumentado até 25%

O  volume do lixo produzido em residências durante a pandemia pode ter aumentado  cerca de 15% a 25%, segundo cálculos da Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. 

Os novos hábitos impostos pela necessidade de distanciamento social acabou gerando muito mais materiais, como por exemplo, descartáveis, do serviço delivery, e lixo orgânico, com muitas famílias cozinhando mais em casa.

Mas, é preciso redobrar os cuidados com esses resíduos nesse momento para evitar a proliferação de pragas urbanas e a ocorrência de outras doenças, que podem impactar o sistema de saúde já sobrecarregado com os casos de Covid-19. 

O vice-presidente da  Associação dos Controladores de Vetores de Pragas Urbanas, Sérgio Bocalini, ressalta que a situação ficou ainda mais delicada com a suspensão de alguns serviços de coleta em alguns casos.

E a preocupação com o volume de resíduos não tratados deve se dar não apenas  em relação ao  mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chinkungunya, outras doenças também têm como vetores insetos que se proliferam nos lixos, como destaca Bocalini.

Para manter a casa livre das pragas, Sérgio Bocalini orienta que a limpeza é fundamental  e que é  preciso aumentar o rigor com a higienização dos espaços. Manter louças sempre lavadas, não deixar de um dia para o outro, limpeza dos pisos com varrição e desinfetantes, como agua sanitária, além de dar o descarte adequado aos resíduos.

Também é importante tentar reduzir o consumo  de materiais descartáveis dando prioridade aos materiais que podem ser lavados e reutilizados. 
Para quem tem condições,  há também os serviços profissionais de controle de pragas que reúnem uma série de tecnicas que podem ser aplicadas sem a necessidade de deslocamento das pessoas do ambiente.

Nesse caso,  é importante conferir se a empresa segue protocolos de proteção e prevenção ao coronavírus, já que os profissionais vão precisar entrar na casa para fazer o trabalho.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax