Destaques

Acordo permite promoções e progressão de carreira na PEC Emergencial

O plenário da Câmara dos Deputados iniciou a votação do 2º turno da PEC Emergencial nesta quinta-feira (11). Além de um ajuste fiscal com contenção de gastos públicos, a PEC abre a possibilidade do governo pagar um novo auxílio emergencial com R$ 44 bilhões fora do teto de gastos. Se quiser pagar mais, o governo terá que encontrar recursos dentro do teto.
Há vários destaques na pauta para tentar alterar o texto. Um acordo foi fechado entre o governo e parte da base aliada para retirar a proibição de promoção funcional ou progressão de carreira para servidor ou empregado público, mesmo que as despesas correntes alcancem os 95% do previsto no teto de gastos, como explicou o presidente da Casa, Arthur Lira.
Com isso, o texto permite as progressões e promoções mesmo diante de um aperto fiscal do teto de gastos. O acordo foi defendido pelo deputado Coronel Tadeu, do PSL paulista.
Mas foi mantida a proibição de reajustes ou aumentos salariais, além de concursos públicos para novas vagas sempre que os gastos correntes alcançarem 95% do permitido pelo teto. Para estados, Distrito Federal e municípios, essa contenção de gastos é opcional, mas os entes que não aderirem ficam proibidos de realizar empréstimos com garantia da União.
Os deputados ainda tentam aumentar o valor do auxílio que poderia ser gasto acima do teto, como defendeu o deputado do PROS do Maranhão, Gastão Vieira.
Já o deputado do Novo do Rio de Janeiro, Paulo Ganime, defendeu a necessidade de manter o valor definido na PEC.
Como a proposta já foi alterada na Câmara, se aprovado o segundo turno, o texto deve voltar para uma nova análise do Senado Federal.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax