Destaques

Mosquito do bem reduz 75% dos casos de chikungunya em bairros de Niterói

Há três anos, um método inovador começou a ser aplicado em alguns bairros de Niterói, na região metropolitana do Rio, para controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Agora, a tecnologia, que consiste em soltar mosquitos contaminados com uma bactéria que impede o desenvolvimento das doenças, começa a mostrar resultados: as análises preliminares indicam redução de 75% dos casos de chikungunya.
Os dados do Projeto World Mosquito Program (WMP), coordenado no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz, se referem a 17 bairros de Niterói em comparação a outras localidades nas quais o método não foi aplicado.
A tecnologia funciona da seguinte forma: apelidado de mosquito do bem, o Aedes recebe uma bactéria chamada de Wolbachia, que impede o inseto de ser infectado pelas doenças.
Ao se reproduzir com outros mosquitos locais, o novo inseto também nasce com Wolbachia. Dessa forma, a população de mosquitos capaz de transmitir dengue, zika e chikungunya vai sendo substituída por vetores que não têm essa capacidade.
O gerente de projetos do WMP, Gabriel Sylvestre, destaca que embora os resultados sejam preliminares passados dois anos do início da experiência na cidade, já são muito animadores.

Ainda segundo o pesquisador, a chinkungunya foi a doença comparada, mas já há indicativos de que a redução também seja significativa para a dengue e a zika.
Para implantação do método Wolbachia são necessários cerca de quatro meses de preparação envolvendo ações coordenadas com o município. A população precisa ser informada sobre o método e aceitar que os mosquitos portadores da Wolbachia sejam liberados no seu bairro.
Após esse esforço conjunto, a tecnologia depende basicamente do “trabalho” do próprio mosquito. A população também participa com uma espécie de armadilha em suas casas para coleta semanal dos mosquitos em campo. Atualmente, mais de mil famílias estão engajadas nesta etapa.
O método Wolbachia é tido como uma solução complementar, que não exclui medidas de eliminação de focos dos mosquitos e controles clínicos como o fumacê.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax