Destaques

União deve garantir segurança alimentar e benefícios sociais a povos indígenas

Justiça Federal determina que União garanta segurança alimentar e benefícios sociais a povos indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos do Amazonas. A decisão pretende impedir o deslocamentos desses grupo aos centros urbanos diante do perigo de contaminação e disseminação em suas comunidades do novo coronavírus.

A Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento e a Funai terão que distribuir alimentos até, no máximo, dia 15 de junho, nas aldeias indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, com atenção às localidades de difícil acesso.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou ainda que a Caixa Econômica prorrogue o prazo para saque das parcelas do auxílio emergencial e que o aplicativo Caixa Tem deve ser modificado para possibilitar o cadastro e acesso ao auxílio exclusivamente via internet, pelo site ou aplicativo, sem necessidade de confirmação por SMS ou meio telefônico.

O INSS deverá prorrogar o prazo para saque dos valores de benefícios previdenciários, em especial do salário-maternidade e pensão por morte, por mais 90 dias além do prazo já previsto, exclusivamente em favor dos povos indígenas e das comunidades tradicionais do Amazonas.

A decisão liminar atende a pedido do ministério público federal. Segundo o MPF, para ter acesso aos benefícios sociais, indígenas e povos tradicionais estão sendo obrigados a romper o isolamento social, por conta da falta de adequação à realidade desses povos.

Advocacia-Geral da União informou que a decisão da 1ª Vara Federal do Amazonas será comunicada formalmente aos órgãos federais competentes para o devido cumprimento. A Conab disse que foi notificada, mas que já realiza as ações solicitadas pela justiça. A Funai afirmou que entregou duas mil de 700 cestas básicas no estado. Procurados, a Caixa e o INSS não responderam.

De acordo com o IBGE, cerca de 130 mil indígenas vivem em aldeias do Amazonas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax