Destaques

Rito de impeachment de Witzel pode terminar em abril, diz relator

A decisão do Superior Tribunal de Justiça, que tornou réu o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pode destravar o processo de impeachment que corre contra ele na Assembleia Legislativa. O rito está suspenso desde uma decisão do Supremo Tribunal Federal, determinando que Witzel só poderá ser ouvido após ter conhecimento de todas as acusações que pesam contra ele. E isso envolve ter acesso à delação premiada do ex-secretário estadual de saúde, Edmar Santos, que é peça chave da denúncia criminal e está sob sigilo. Mas. agora que a denúncia já foi aceita pelo STJ, o sigilo se encerra, permitindo a continuidade dos trabalhos na Alerj.
No entanto, o relator do caso na Corte, ministro Benedito Gonçalves, ainda precisa analisar se a divulgação dessas informações não prejudica alguma outra investigação em curso, e ouvir o Ministério Público Federal, antes de liberar o acesso ao material. A decisão deve ser dada nos próximos dias.
O relator do processo de impeachment na ALerj, deputado Waldeck Carneiro, espera retomar o rito logo em seguida, chegando a um resultado final já nos próximos meses. Tanto perante à Justiça, quanto no seu processo de impeachment, Witzel é acusado de diversas irregularidades nos contratos emergenciais firmados para a construção de hospitais de campanha e a compra de equipamentos e insumos para combater a pandemia de covid-19.
Essas primeiras acusações levaram a outras de favorecimento de empresas da área da saúde também em outros contratos. Nesta quinta-feira, ele se tornou réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve seu afastamento do cargo prorrogado por mais um ano.
O ministro relator do caso no STJ, Benedito Golçalves, declarou que há indícios razoáveis de autoria e materialidade dos crimes.
Witzel se defendeu em postagens nas redes sociais. Afirmou que o processo penal é meramente político, além de duvidoso e recheado de acusações falhas. Disse ainda que tem certeza de que será absolvido, apesar do desgaste irreparável causado à sua imagem.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax