Destaques

IPCA: preço da carne foi responsável pelo aumento da inflação em 2019

O preço salgado da carne foi o grande responsável pelo aumento da inflação em 2019.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fechou o ano em 4,31%, o maior desde 2016 e acima da meta estipulada pelo governo, que era de 4,25%.

Sem o aumento expressivo da carne, o IPCA teria ficado em 3,54%, abaixo dos 3,75% medidos em 2018.

Somente em dezembro, as carnes subiram mais de 18% e também foram as grandes responsáveis pelo IPCA mensal de 1,15%, o maior para este mês em 17 anos.

Já no acumulado de 2019 as carnes ficaram 32,40% mais caras, explica o pesquisador do IBGE Pedro Kislanov. Esse aumento das carnes também impacta outros componentes do IPCA.

Junto com o feijão carioca e o tomate, que tiveram altas de mais de 20% no mês, a carne fez com que o grupo alimentação e bebidas registrasse alta de 3,38% em dezembro, também o maior resultado desde 2002.

Já no acumulado do ano, os preços dos itens desse grupo subiram 6,37% ou seja 2,33 ponto percentual a mais do que em 2018.

Como esses itens concentram grande parte dos gastos das famílias, este também foi o grupo com maior impacto sobre o índice geral.

Em seguida vieram os transportes, que subiram 3,57%, principalmente por causa das tarifas de ônibus urbano que ficaram 6,64% mais caras e da gasolina, com aumento de mais de 4%.

Já a categoria de saúde e cuidados pessoais subiu quase 5,5% puxada, principalmente, pelo reajuste nos planos de saúde que foi superior a 8%.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax