Destaques

Estudo do Ipea prevê crescimento do PIB de 1,1% neste ano

O PIB, Produto Interno Bruto, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no país, deve encerrar 2019 com crescimento de 1,1%, considerando a expectativa de um índice positivo de 0,4% no quarto trimestre do ano.

A projeção é do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, que divulgou nesta quinta-feira (19) sua Carta de Conjuntura onde analisa o cenário econômico brasileiro.

Segundo o instituto, a economia ganhou fôlego nos últimos meses e a perspectiva para 2020 é positiva. A previsão anterior do PIB para este ano era de aumento de 0,8%. Para 2020, o PIB também foi revisto para cima, de 2,1% para 2,3%.

José Ronaldo de Souza Junior, diretor de Macroeconomia do IPEA, disse que a projeção de aumento do crescimento foi puxada pela expansão do consumo das famílias brasileiras e dos investimentos.

As projeções de inflação também foram revisadas. Para 2019, a expectativa é de 3,7%, 0,3 ponto percentual acima da previsão anterior. Para 2020, a projeção teve um pequeno aumento: de 3,7% ao ano para 3,76% ao ano.

Mas o economista do Ipea ressalta que as taxas estão sob controle e dentro da meta.

Entre os itens que contribuiram para a variação da inflação deste ano está a carne bovina. No entanto, segundo José Ronaldo de Souza Junior, o instituto não vê continuidade na alta de preços do produto, no ano que vem.

A análise do Ipea ainda destaca a importância de reformas fiscais adicionais a da Previdência, como as reformas administrativa e tributária, para a consolidação do ajuste fiscal de forma estrutural.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax