Destaques

Mais de 80% dos municípios amazonenses enfrentram as cheias dos rios

O nível dos rios no Amazonas é preocupante. Os alagamentos já são realidade em mais de 80% por cento dos municípios do estado. Para os especialistas, a cheia esse ano pode ultrapassar a marca histórica de 2012.
Dos 62 municípios do estado, 52 estão com áreas alagadas e 25 decretaram situação de emergência.
Em Careiro da Várzea, região metropolitana de Manaus, as ruas estão tomadas pelas águas do Rio Solimões. Em Parintins, o rio Amazonas já alcançou o maior nível da história. Em Manacapuru, produtores rurais perderam plantações inteiras e o gado também está sofrendo com as cheias.  Dados do Idan – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, apontam um prejuízo de R$180 milhões.
Na capital, Manaus, que está em situação de emergência ,15 bairros estão atingidos pela cheia. De acordo com o último relatório da defesa civil do estado, do dia 14 de maio, já são quase 409 mil pessoas afetadas pelas cheias no Amazonas.
De acordo com o CPRM – o Serviço Geológico do Brasil, este ano, a inundação está espalhada por todo o Amazonas, com o aumento das calhas dos rios Negro e Solimões.
Luna Gripp, pesquisadora do CPRM, explica que as cheias no norte do Brasil são sempre mais frequentes do que no resto do país devido à região ter as maiores bacias do país.
No último sábado, dia 15, o Rio Negro, que banha Manaus, estava apenas 31 centímetros a baixo do maior nível da história. Quatro mil e duzentas pessoas estão com as casas alagadas na cidade.
Quem precisar entrar em contato com a Defesa Civil do estado para informar problemas relativos às cheias, basta ligar para (92) 3878-0950.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax