Observatório

Competição na USP inscreve escolas para desafios que envolvem habilidades matemáticas

Alunos resolvem desafios matemáticos no JogoMat

Complementar o ensino de matemática com atividades lúdicas é um dos principais objetivos do Campeonato de Jogos Matemáticos, o JogoMat, que está em sua quinta edição. Promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática João Afonso Pascarelli (Caem), órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, o torneio auxilia alunos do ensino básico a desenvolverem habilidades para resolver problemas de matemática.

Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo. A competição está programada para acontecer entre 31 de agosto e 14 de setembro, das 8h às 13h, presencialmente no Caem (r. do Matão, 1.010, sala 167, bloco B, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo). As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de abril via formulário.

Além disso, o JogoMat visa a estimular o desenvolvimento dos estudantes em relação a si mesmos e aos outros por meio do raciocínio e da interação entre os jogadores. Nos jogos, os alunos irão aperfeiçoar habilidades cognitivas que também são necessárias na matemática, como a concentração, memória e capacidade de pensar antes de agir, e, assim, terão mais facilidade para assimilar os conteúdos da disciplina.

Durante a competição, os professores terão a chance de avaliar as produções de seus alunos enquanto os auxilia na interpretação das regras, no desenvolvimento de estratégias, na análise e comparação com jogos já conhecidos e no compartilhamento dos raciocínios utilizados nas partidas. A partir desse contato, os docentes poderão introduzir novos modos de ensino em sala de aula.

O campeonato tem apoio e coordenação do VemKaJogar. Entre as modalidades da quinta edição estão o Jogo do Peixinho e Jogo Escopa de 15, veja as regras aqui; além de antigos, como Tic Tac Chec, All Queens e Salto do Cavalo, com mais detalhes neste link.

Confira vídeos da edição de 2023 aqui.

Para inscrever sua escola, preencha esse formulário até o dia 30 de abril, com taxas de R$ 75 (escola pública) e R$ 150 (escola particular), cobrada por cada categoria inscrita. Os valores serão revertidos na compra de medalhas e lance, oferecido na final da competição. Mais informações na página do Jogomat 2024,  pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3091-6160.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax