Destaques

Campanha pelo uso de preservativo reforça preocupação com DST

O Ministério da Saúde lançou, nesse sábado (8), a campanha “Usar camisinha é uma responsa de todos”, que reforça a importância do uso do preservativo não somente para evitar a gravidez não planejada mas, também, as infecções sexualmente transmissíveis (DST).

O foco da campanha são os jovens de 15 a 29 anos. As peças mostram como as relações não protegidas estão contribuindo para o avanço de infecções como o HIV e a sífilis.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que lançou a campanha no Rio de Janeiro, como os jovens de hoje não viveram a epidemia de Aids dos anos 80 e 90, eles têm menos medo da doença, o que desestimula a prevenção e acaba abrindo as portas para outros tipos de infecção.

Dados das Nações Unidas, a ONU, no Brasil o número de notificações de HIV cresceu 21%, entre 2008 e 2018.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 52% das infecções ocorrem na faixa etária dos 20 a 34 anos. A sífilis também apresenta uma trajetória preocupante, com aumento de mais de 28%, apenas em 2018 e mais de 62 mil casos atingindo gestantes.

Além das campanhas informativas, o ministério também está reforçando seus estoques de preservativo e kits para testagem. Durante todo o ano serão distribuídos 570 milhões de camisinhas masculinas, 12% a mais do que no ano passado. Cerca de 128 milhões apenas durante o carnaval.

Também serão distribuídos para a rede pública de saúde cerca de 13 milhões de testes para sífilis e quantidade semelhante de testes rápidos para o HIV.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax