Destaques

Governo do DF nega disseminação descontrolada de Covid-19

Durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal refutaram o relatório do Ministério da Saúde, que aponta que o DF e outros quatro estados seguem para uma fase de aceleração descontrolada da pandemia do novo coronavírus.

O Secretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Hage, disse que a informação não traduz a dimensão das medidas que vêm sendo adotadas na capital do país.

“Quando falamos que há uma disseminação descontrolada, significa, ou pode dar a entender, que nenhuma medida que está sendo adotada consegue controlar a curva de crescimento da pandemia, por exemplo. Não é verdade. Não somente aqui no DF, como em São Paulo e em alguns outros estados, principalmente esses que adotaram as medidas de contenção, as medidas de isolamento social de forma bastante intensa e muito precoce, estão, sim, tendo impacto em termo de achatamento da curva”.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia é dividida em quatro fases epidêmicas: transmissão localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle.

Diante do perfil epidemiológico, o Ministério da Saúde avalia que no Distrito Federal e também em São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas, a epidemia pode estar na transição para fase de aceleração descontrolada.

A constatação é baseada na incidência. Segundo o boletim divulgado na tarde desta segunda, o Brasil tem 5,7 casos por 100.000 habitantes. NO DF, 15,5 casos de covid-19 por 100 mil habitantes – o pior índice.

O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson Oliveira, destaca que as medidas de isolamento no DF têm sido efetivas. Ele falou sobre a situação em Brasília.

“Brasília tem um bom plano de preparação, está seguindo esse plano, está atenta a essa realidade local, e tenho certeza de que a população de Brasília aderiu muito mais do que a gente imagina”. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF tem 475 casos confirmados e dez mortes. Quatorze pessoas seguem em estado grave.&nbs

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax