Aldeias indígenas estão rejeitando vacinação por causa de fake news
Algumas populações indígenas têm rejeitado a vacina contra à Covid-19 por causa de informações falsas levadas por missionários religiosos às aldeias. A denúncia é feita por lideranças indígenas e por entidades que trabalham no combate ao novo coronavírus nas regiões ocupadas pelas populações tradicionais.
Os indígenas fazem parte do primeiro grupo prioritário para imunização devido a maior vulnerabilidade desses povos a doenças infecto-contagiosas. O cacique Lindomar conta que foi possível conter o avanço da pandemia nas aldeias em que vive com cordões sanitários promovidos pela própria etnia, mas a liderança teme os efeitos da não vacinação.
A organização não governamental Fundação Amazônia Sustentável lançou uma campanha com vídeos e áudios para ajudar a combater a desinformação sobre a vacina contra à Covid-19 nas aldeias indígenas. A ONG tem produzido informação para combater as notícias falsas na tentativa de convencer os povos sobre a segurança dos imunizantes.
O Ministério da Saúde foi procurado para se manifestar sobre essa situação, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Mas não respondeu até o fechamento da reportagem.