Destaques

Índice utilizado no reajuste dos aluguéis tem nova alta em Abril

O Índice Geral de Preços – Mercado, utilizado no reajuste dos aluguéis teve nova alta de 1,51% em abril, acumulando avanço de 9,89% este ano e de mais de 32% nos últimos 12 meses. As taxas ficaram bastante acima das registradas no ano passado, quando a variação mensal foi de 0,80%, gerando acúmulo de 6,68% em 1 ano. De acordo com os economistas da Fundação Getúlio Vargas, isso ocorreu apesar de todos os componentes do índice terem desacelerado este mês, influenciados pela menor variação no preço dos combustíveis. 
O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede a inflação no atacado, variou 1,84% em abril, frente a taxa de 3,56% apurada em março. A principal contribuição veio justamente dos combustíveis para o consumo, que saíram de um avanço de 18,64% para uma deflação de 1,08%. 
Já o Índice de Preços ao Consumidor, que mede os preços dos produtos no varejo, subiu 0,44% em abril, depois de ter avançado 0,98% em março. E novamente, a maior contribuição partiu do grupo Transportes que também teve variação menor do no mês anterior, puxado pela gasolina, que havia subido mais de 11% e agora teve nova alta, porém de 3,03%. 
O último componente do IGP-M é O Índice Nacional de Custo da Construção que apresentou variação positiva de 0,95% em abril, mas também abaixo da taxa de 2% medida em março.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo