Destaques

Dia Internacional da Língua Portuguesa: idioma é falado em nove países

Muitos sotaques, muitas culturas, muitas nacionalidades. A nossa língua é assim! E justamente por ser tão rica merece um dia para celebrar toda essa diversidade: 5 de maio – Dia Internacional da Língua Portuguesa. Essa data comemorativa foi instituída pela Unesco, em 2006. O português é falado em nove países, é a língua mais usada no Hemisfério Sul e o idioma oficial de 265 milhões de pessoas. 
E para entender um pouco da história do nosso idioma, precisamos voltar ao Império Romano, onde o latim era a língua oficial. A partir daí, passou a se disseminar pelo mundo. Quando foi oficializada como a língua de Portugal, o português passou a ser falado também nas colônias do país. Foi assim que chegou ao Brasil. Depois disso, várias línguas indígenas perderam força e muitas desapareceram. Mas, ainda assim, deixaram sua marca na língua que falamos hoje: 80% das palavras que nomeiam as plantas e bichos brasileiros são oriundas do Tupinambá, da tribo tupi-guarani. 
A documentarista Isa Grinspum explica que a língua portuguesa é uma grande miscigenação de culturas de muitos locais, com influências indígenas, africanas e latinas. Ela conta que toda essa mistura ajudou a formar a nossa música, o nosso cinema e a nossa literatura.
Aqui no Brasil, para homenagear o nosso idioma, há o Museu da Língua Portuguesa, fundado em 2006, em São Paulo, que é cidade com a maior população de falantes de português do mundo. E nessa semana comemorativa, muitas atividades para homenagear a nossa língua. Marília Bonas, diretora técnica do Museu, conta um pouquinho dessa programação.
Para saber toda a programação, basta acessar museudalinguaportuguesa.org.br.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax