Destaques

Aneel aprova Conta Covid e libera ajuda de até R$ 16 bilhões para distribuidoras

A pandemia do novo coronavírus vai deixar a conta de luz mais cara pelos próximos 5 anos. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, regulamentou a chamada Conta Covid, que vai permitir as empresas do setor contraírem empréstimos para cobrir a queda na receita causada pela pandemia. Para quitar a dívida, o valor será diluído nas contas de energia pelos próximos 60 meses.

Segundo a Aneel, houve uma queda de mais de 6% na receita média das concessionárias de energia elétrica do país durante a crise. Para repor a perda, os empréstimos ao setor, liberados pelo BNDES, poderão somar mais de R$16 bilhões. Essa quantia será repassada aos consumidores pelos próximos 5 anos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica argumenta que o aumento da conta seria muita maior sem o acordo da conta-covid, pois a queda na receita das empresas seria compensada com o aumento nas contas de luz já no próximo reajuste, para ser paga em 12 meses. Com o acordo, esse impacto será diluído por 5 anos.

A Aneel afirma que desde o início das medidas de isolamento houve uma queda de 14% no consumo e um aumento de 10% na inadimplência de consumidores.

A chamada Conta Covid foi desenhada pelos ministérios de Minas e Energia, da Economia, pela Aneel, pelo BNDES e os representantes privados do setor.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax