Destaques

No Rio, oito lideranças femininas receberam o Prêmio Nise da Silveira

Mulheres que se destacaram no enfrentamento à pandemia da covid-19 no Rio de Janeiro receberam da prefeitura o Prêmio Nise da Silveira. A cerimônia, nesta quarta-feira no Palácio da Cidade, zona sul da capital fluminense, reconheceu o protagonismo feminino de oito lideranças comunitárias.
Maria Lúcia Martins, Deise Xavier, Maria do Socorro de Oliveira, Maria Rosilda Pereira, Renata Kelly dos Santos, Tais Almeida, Flávia da Silva e Deva Ferreira foram agraciadas pela atuação em meio a crise sanitária sem precedentes.
Essas mulheres dedicaram parte do seu tempo para a população, oferecendo trabalhos como a distribuição de cestas básicas, álcool em gel e máscaras, de apoio escolar e conscientização sobre o vírus, além de articulação para sanitização das comunidades. A atuação ajudou a aliviar os impactos do novo coronavírus e rendeu elogios do prefeito Eduardo Paes.
Além do destaque a essas mulheres, o prêmio este ano estendeu as homenagens à pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo. A pneumologista, que liderou estudos sobre vacinas contra a covid, se tornou uma das vozes mais ativas durante a pandemia. Ao receber a condecoração, a pesquisadora exaltou a biografia da médica alagoana que dá nome ao prêmio.
O prêmio Nise da Silveira foi instituído em março de 2013, e leva nome da médica, pioneira da terapia ocupacional, que revolucionou a psiquiatria no Brasil.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo