Destaques

Arrecadação federal cresce 45% em abril, diz Receita Federal

A arrecadação federal de impostos de abril deste ano cresceu 45% em relação a abril de 2020, já descontada a inflação. No acumulado deste ano, a Receita arrecadou 13% a mais em termos reais se comparado com os meses de janeiro a abril do ano passado. Isso representa um valor total de R$608 bilhões em impostos federais no acumulado de 2021 e R$156 bilhões só em abril. São os maiores valores de arrecadação da série histórica que começou em 1995.
Os números foram apresentados nesta quinta-feira (20) pela Receita Federal com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, que atribuiu os resultados à retomada do crescimento econômico.
Apenas o mês de janeiro registrou uma arrecadação menor, em termos reais, se comparado com 2020. Abril é o terceiro mês seguido com a maior arrecadação da série histórica.
No acumulado de 2021, de janeiro a abril, os impostos sobre o lucro das empresas cresceram 24% em termos reais se comparado com o mesmo período de 2020. O maior aumento se verificou no imposto de renda da pessoa física, com crescimento de 41%, seguido pela arrecadação dos impostos de importação, o IPI, que cresceu 40% em termos reais no período. 
Por outro lado, alguns tributos apresentaram queda na arrecadação neste ano, entre eles, a contribuição sobre combustíveis, a CIDE, com queda de 45% em termos reais, além do Imposto Sobre Operações Financeiras, o IOF, e os rendimentos de pessoas que residem no exterior.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax