Destaques

Trecho de MP que previa suspensão de salários durante pandemia será alterado

Após anunciar a revogação da Medida Provisória que suspende contrato de trabalho por quatro meses sem salário, o governo federal deve elaborar um novo texto, incluindo contrapartida do estado para o trabalhador.

A nova MP deve substituir o artigo 18 da medida publicada nesta segunda-feira (23), que prevê a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses sem direito a salário. Nesse caso, o empregador teria que oferecer um curso de capacitação ao empregado.

Porém, horas depois de publicar a medida provisória, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a revogação do dispositivo. Questionado sobre o motivo da mudança, o secretário Especial de Previdência e Trabalho do governo, Bruno Bianco, disse que houve uma má interpretação.

O secretário alegou que o governo iria apresentar, em breve, uma contrapartida para os trabalhadores que tivessem o contrato suspenso. Como isso não teria ficado entendido, o governo decidiu revogar a medida e já trabalha em uma nova proposta para suspender o contrato de trabalho com uma contrapartida paga pelo Estado.

A Medida Provisória publicada nesta segunda-feira ainda prevê, entre outras mudanças, a antecipação de férias e feriados para o período que durar a pandemia; férias coletivas; a suspensão do pagamento do FGTS por três meses; e, para as empresas que suspenderem as atividades, a criação de um banco de horas para ser pago pelo empregado em até 18 meses após o fim do estado de calamidade pública.

Segundo o governo, as medidas contribuem para a preservação do emprego e da renda.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax