Destaques

Plano de controle da malária prevê ações em aldeias Yanomami

O Plano de Ação de Controle Emergencial da Malária, elaborado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, prevê ações de enfrentamento à transmissão e prevenção da malária em dez polos prioritários onde há maior incidência da doença.
A redução dos casos de malária é uma das metas pactuadas no plano de ação que tem o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena.
Desde 2019, o Ministério da Saúde realiza testagem em massa entre os indígenas para investigação da malária e diagnóstico precoce. Mais de 100 mil lâminas de amostras de sangue foram coletadas no período. Também são feitas busca ativa dos casos positivos e ações educativas com apoio de intérpretes indígenas.
O governo federal também já distribuiu cerca de 1.500 mosquiteiros com inseticidas de longa duração, que também protegem os indígenas de outras doenças como dengue e febra amarela.  
Os agentes de combate às endemias realizam borrifação nas casas de palha, fumacê na área externa das aldeias e dreno de poças de água parada que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor. 
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anoheles..
De acordo com o Ministério da Saúde, indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial. Porém, uma imunidade que confere total proteção clínica até hoje não foi observada.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax