Destaques

À CPI, motoboy admite saques em espécie para a VTC Log

O motoboy da VTCLog, Ivanildo Gonçalves, disse, em depoimento à CPI da Pandemia, nesta quarta-feira (01), que pagava boletos e fazia saques para a empresa. Segundo ele, a maioria das transações bancárias era realizada na Agência da Caixa Econômica do aeroporto de Brasília; e os saques efetuados diretamente no caixa. Mas, ele negou que tenha entregado dinheiro diretamente a alguém, quando perguntado pelo relator Renan Calheiros.
O motoboy, que trabalha desde 2009 na VTCLog, foi chamado a depor por ter feito saques de mais de R$ 4,7 milhões para a empresa, que é contratada pelo Ministério da Saúde para receber, armazenar e distribuir as vacinas contra a covid-19. Ivanildo disse que apenas cumpria as demandas que recebia de Zenaide Sá Reis, funcionária do setor financeiro. E que lembra ter feito pagamentos de boletos referentes a combustível e faturas de cartões de crédito dos sócios da empresa VTCLog. Ele também negou que tenha transferido dinheiro ou pago boletos em nome de servidores do Ministério da Saúde ou de outros órgãos públicos, e nem a parlamentares. Questionado pelo senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, sobre a rotina de trabalho dele, Ivanildo Gonçalves respondeu que ia do “banco para a empresa e às vezes ia para outro banco, mas eu não saía carregando dinheiro”, ao senador.
O depoimento de Ivanildo estava marcado para essa terça-feira (31), mas ele não compareceu, amparado por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal. Mas, concordou em se apresentar a CPI nesta quarta (01), no lugar do advogado Marcos Tolentino, apontado como suposto sócio oculto da FIB Bank, que está hospitalizado para tratar de sequelas da covid-19.
No início do depoimento, o relator Renan Calheiros pediu ao motoboy que emprestasse o telefone celular dele, para verificar algumas informações; mas o depoente negou, orientado pelo advogado Alan Ornelas.
A Senadora Soraya Thronicke, do PSL de MS, pediu proteção a Ivanildo Gonçalves, ressaltando que ele é um trabalhador da iniciativa privada e que apenas cumpre ordens.
Para esta quinta-feira (02), está marcado o depoimento de Marconny Faria, apontado pelos senadores como lobista da Precisa Medicamentos. Segundo o presidente da CPI, Omar Aziz, a comissão não conseguiu ainda localizá-lo, e pediu que ele seja chamado formalmente pela Justiça. Caso Marconny não compareça, quem vai depor é a diretora-executiva da VTCLog, Andréia Lima.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax