Destaques

23 cidades gaúchas detectam circulação do vírus da febre amarela

Depois que 23 municípios gaúchos tiveram a circulação do vírus da febre amarela confirmada, a Secretaria Estadual de Saúde decretou estado de emergência e criou o Centro de Operações em Emergência de Arboviroses, que são as doenças transmitidas por mosquitos infectados, como a febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus.
A doença ainda não foi detectada em humanos, mas como foram encontrados primatas mortos, contaminados por mosquitos, o governo estadual decidiu fazer ações mais efetivas para evitar a circulação do vírus entre as pessoas.  O estado já vive uma epidemia de dengue, com mais de 3 mil casos da doença, que é transmitida pelo mesmo mosquito da febre amarela, o aedes aegypt. Desde 2009, o Rio Grande do Sul não registrava a presença do vírus causador da febre amarela. 
Já existe vacina contra a doença, de graça, em qualquer posto de saúde do país. A primeira dose é feita aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. A partir dos cinco até os 59 anos, a vacina é dose única. Os sintomas da doença, que surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado, são febre alta, mal estar, dor de cabeça, dor muscular e calafrios. Náuseas, vômitos e diarreia também podem estar presentes. O vírus é transmitido somente por mosquitos, portanto não há transmissão direta de pessoa a pessoa. 
Para evitar a doença, a orientação é vacinar e eliminar o mosquito. A prevenção da dengue é não deixar água parada, limpar o terreno de casa, caixas d´água e vasinhos de planta.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax