Destaques

Parque Nacional da Tijuca reabre pontos turísticos

A partir deste sábado (24), o Parque Nacional da Tijuca inicia a uma nova etapa de reabertura de alguns de seus pontos turísticos, fechados em março por causa da pandemia da covid-19. 
A circulação de pedestres e ciclistas que queiram fazer atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo, poderá ser feita novamente na Estrada do Redentor. A via está compreendida entre o acesso pelas ruas Boa Vista e Amado Nervo, no Alto da Boa Vista, e o Centro de Visitante Paineiras. A estrada estava totalmente bloqueada por determinação da Defesa Civil do município do Rio de Janeiro desde setembro de 2019 e passou por obras de recuperação e contenção das encostas.
O retorno de veículos motorizados, no entanto, continuará proibido, em razão de restrições por causa da pandemia. Desde 9 de julho, está permitida a entrada no parque apenas a pé ou de bicicleta. A exceção é para veículos de serviços essenciais, de serviço público, de pessoas com deficiência e das concessionárias que operam no parque no transporte de turistas para o Cristo Redentor e exclusivamente pela Estrada das Paineiras (via que fica entre a Rua Almirante Alexandrino e o Centro de Visitante Paineiras).

A visitação ao Mirante Dona Marta está autorizada a partir de segunda-feira (26), somente em dias úteis, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, a visitação estará proibida e o mirante fechado. O acesso ao mirante usando veículo motorizado deverá ser pela Estrada das Paineiras, a única via do parque com a circulação totalmente liberada. Para chegar na Estrada das Paineiras, é preciso subir por Santa Teresa ou Cosme Velho, pela Rua Almirante Alexandrino.
No início de outubro, foram reabertas todas as cachoeiras – a exceção eram as duchas da Estrada do Redentor, que não estão mais proibidas a partir de hoje (24) e alguns mirantes.
Dos principais pontos turísticos ainda fechados, estão o poço e o Mirante da Cascatinha Taunay. Ambos são muito procurados pelo público, mas  o parque avalia que, nesse momento, para evitar aglomerações, essas duas atrações devem seguir fechadas. 
As demais cachoeiras e mirantes foram reabertos. Entre os pontos turísticos liberados estão a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador, a Pedra da Gávea, o Pico da Tijuca, o Corcovado, todas as trilhas do Parque Nacional da Tijuca, além do Circuito das Grutas e o Parque Lage.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax