Esportes

Fifa bane Luis Rubiales do futebol por beijo forçado em jogadora

Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi banido de todas as atividades relacionadas ao futebol por três anos, informou o órgão dirigente do futebol mundial nesta segunda-feira (30).

A suspensão foi imposta após beijo não consensual que Rubiales deu na jogadora espanhola Jenni Hermoso após a final da Copa do Mundo feminina deste ano, na qual a Espanha venceu a Inglaterra.

O escândalo ofuscou completamente o que foi um momento importante para o futebol feminino espanhol e se transformou em uma onda de sexismo que atraiu as manchetes globais.

“O Comitê Disciplinar da Fifa baniu Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional por três anos, depois de constatar que ele agiu em violação do artigo 13 do Código Disciplinar da Fifa”, informou a entidade em um comunicado.

Os advogados de Rubiales disseram à Reuters que não comentariam a decisão.

Rubiales renunciou em setembro ao cargo de presidente da RFEF, dizendo que sua posição havia se tornado insustentável. Inicialmente, ele havia prometido não renunciar, apesar da pressão de jogadores, políticos e grupos de mulheres.

Hermoso apresentou uma queixa contra Rubiales de que ele e sua assessoria divulgaram uma declaração sem a aprovação dela, na qual dizem que a jogadora afirmou que o beijo foi um “gesto mútuo e totalmente espontâneo”.

Rubiales, de 46 anos, tem o direito de recorrer da decisão.

“O Sr. Rubiales foi notificado dos termos da decisão do Comitê Disciplinar da Fifa hoje”, disse a Fifa. “A decisão continua sujeita a um possível recurso perante o Comitê de Apelação da Fifa.”

 

Via EBC – IMG Oficial Divulgação
Conteúdo inspirado ou obtido com base em plataforma ‘.gov.br’
Verificado por RJ983 – Conteúdo marcado como ‘verificado’.
Img não armazenada em nossos servidores.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Albino S.

Acompanho e apuro informações e publico notícias de Carapicuíba e região.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax